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Você sabe quais as diferenças entre vegetarianismo e veganismo?

De acordo com o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes. Costuma ser classificado da seguinte forma:

- Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação;

- Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação;

- Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação;

- Vegetarianismo estrito: Não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

O veganismo, segundo definição da Vegan Society, é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais (seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo). Portanto, no âmbito da alimentação, veganismo e vegetarianismo estrito são sinônimos.

Quem adotou qualquer uma das opções citadas acima já deve ter ouvido questionamentos quanto aos nutrientes ingeridos. Devido a falta de informação, muitas pessoas ficam presas ao mito de que, somente uma alimentação à base de carnes e derivados de produtos de origem animal supre as reais necessidades nutricionais do corpo.

Porém, uma pessoa que come carne, mas não ingere frutas e vegetais, terá uma baixa ingestão de fibras, vitaminas e minerais, por exemplo, podendo apresentar deficiências. Saiba então que adequando a alimentação com orientação profissional é possível adotar este tipo de dieta em todos os ciclos da vida (crianças, adultos, idosos, atletas e gestantes).

A suplementação só será necessária quando houver carência de algum nutriente no organismo. A escolha do suplemento dependerá dos achados nos exames laboratoriais da avaliação médica e nutricional realizada. Deve-se ter uma atenção especial às vitaminas D e B12.

O prato básico do vegetariano precisa conter: vegetais, cereais (arroz, milho, trigo, cevada, etc...), leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), fruta.

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