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Hoje o verão começa oficialmente. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar você a curtir o verão sem se descuidar da saúde.

As altas temperaturas são um convite quase irrecusável para desfrutar momentos de lazer ao ar livre e aproveitar os dias de sol na beira da praia ou da piscina.

Reunimos abaixo alguns cuidados para que seu corpo não sofra com os efeitos da estação mais quente do ano.

Hidratação

Com o calor, aumentam os riscos de desidratação, por isso é preciso ter cuidado com a hidratação do corpo.

A recomendação é de beber no mínimo 2 litros de água por dia, mas a quantidade de água necessária para manter a hidratação do corpo varia conforme peso, idade, atividade física que realiza ou temperatura do local onde reside.

E mais um lembrete importante: bebida alcoólica não hidrata o corpo! O consumo excessivo de álcool pode gerar perda de líquido no organismo e deve ser evitado.

Cuidados com a pele

Quem nunca esqueceu de passar o protetor e começou a sentir os efeitos depois de poucos minutos sob sol forte, não é mesmo?

Para a prevenção de queimaduras, o recomendado é evitar exposição prolongada ao sol, principalmente das 10h às 16h e usar diariamente protetor com 30 FPS, no mínimo. Protetor labial, roupas de algodão, bonés e chapéus também são sempre bem-vindos, afinal, se nunca é demais se proteger dos efeitos do sol.

Já para prevenir o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem surgir com a combinação praia e piscina, lembre-se de secar-se bem após o banho, usar roupas leves e evitar o uso de calçados fechados o máximo possível.

Exercícios para o corpo

Nas altas temperaturas o metabolismo do corpo se altera, então é importante beber muita água durante a prática para evitar desidratação. Outra dica importante é utilizar roupas leves durante os exercícios.

Além disso, é recomendado também evitar os horários de pico de temperatura e dar prioridade às áreas bem ventiladas ao se exercitar. Para driblar o calor e fugir da preguiça, nada melhor que praticar esportes aquáticos, como a natação.

Alimentação

Durante o verão é ainda mais importante manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, alimentos que auxiliam na hidratação e na reposição dos sais minerais perdidos com a transpiração.

Evite alimentos gordurosos ou com muito sal, pois eles podem aumentar a desidratação e tornar a digestão mais lenta. Também tente priorizar alimentos in natura ou minimamente processado.

Ambientes

Mantenha sua casa bem arejada durante o dia para evitar que o calor fique acumulado e aproveite a luz natural da estação para diminuir o consumo de energia elétrica.

Lembre-se de aproveitar o verão fazendo coisas que você gosta e rodeado das pessoas que você ama. Sorrir faz muito bem para a saúde e a felicidade é muito mais prazerosa quando dividida.

Aproveitamos para informar que nosso recesso de fim de ano vai de 18 de dezembro de 2019 a 1º de janeiro de 2020.

Boas festas a todos e feliz Ano Novo!

Um abraço de toda a nossa equipe.
Suksteris - Núcleo de Medicina
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