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Sedentarismo é não praticar nenhum tipo de atividades físicas regulares. Mas atenção: atividade física não é o mesmo que se movimentar constantemente. Limpar a casa ou cuidar do jardim diariamente não é o mesmo que dedicar um tempo do seu dia para se exercitar.

O sedentarismo pode trazer malefícios para o corpo. Acúmulo de gordura na região da barriga, aumento de colesterol, do risco de diabetes tipo 2 e de dores no corpo são alguns exemplos dos riscos de ser sedentário.

As consequências do sedentarismo

O sedentarismo é fator de risco em diversas doenças. Para você ter uma ideia do quão prejudicial para a saúde ele pode ser, listamos abaixo alguns malefícios que o sedentarismo pode causar.

- Falta de força muscular;
- Dores nas costas;
- Aumento do colesterol;
- Obesidade;
- Aumento da pressão arterial;
- Problemas articulares;
- Problemas cardiovasculares (infarto ou AVC);
- Diabetes tipo 2;
- Distúrbios de sono.

Como enfrentar o sedentarismo

O primeiro passo para enfrentar o sedentarismo é procurar ajuda especializada. O médico irá dizer se você está apto ou não para praticar a atividade que deseja fazer.

O hábito de praticar atividades físicas regulares é importantíssimo para o corpo, independente da idade. A recomendação de praticar atividade física durante 30 minutos diariamente ou 1 hora, 3 vezes por semana, serve até mesmo às crianças, que tendem a se mexer muito.

Mas todo e qualquer esforço é válido! Se você não tem tempo para se exercitar todos os dias, trace um plano e objetivos conforme a sua disponibilidade. Subir de escada, em vez de usar o elevador e deixar o carro em casa quando o trajeto é curto, são exemplos práticos que você pode adicionar ao seu dia a dia. O importante é não ficar parado.

Agora que a primavera chegou, fica mais fácil espantar a preguiça e deixar o sedentarismo para trás.

No Suksteris - Núcleo de Medicina você encontra especialistas de diversas áreas, que vão auxiliar você a manter a sua saúde. Aproveite a mudança de estação para dar uma guinada na sua vida!

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