Desabilitar carregador

Notícias

O Novembro Azul é uma campanha que tem como foco a divulgação da importância da prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro são veiculadas informações sobre a doença, com destaque para como detectá-la de forma antecipada e para o combate a forma pejorativa na qual os exames são vistos.

 

No Brasil, o Novembro Azul se torna ainda mais importante, pois o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

O câncer de próstata

Para explicar o que é a doença, vamos começar pela próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada abaixo da bexiga e possui como principal função a produção do esperma, juntamente com as vesículas seminais.

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata só começam a aparecer quando a doença já está em fase avançada, o que dificulta a cura. Por isso a prevenção deve ser levada a sério.

 

Os sintomas são:

  • Dor óssea;
  • Dores ao urinar;
  • Dor ao ejacular;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Sensação de que a bexiga está cheia, mesmo após urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no se sêmen.

Fatores de risco

É bom também ficar sempre atento aos fatores de risco.

 

Se você possui um histórico familiar de câncer de próstata, principalmente se for pai, irmão ou tios, é recomendado que consulte um profissional a partir dos 45 anos.

 

Além do histórico, foi observado que homens negros, pessoas obesas e também as sedentárias sofrem maior incidência deste tipo de doença.

Prevenção

Para fazer a sua parte no combate ao desenvolvimento da doença, é preciso manter hábitos de vida saudáveis.

 

Segundo o INCA, é comprovado que uma dieta com menos gordura animal e rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e grãos, ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata e também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

 

Além da boa alimentação, é importante fazer no mínimo 30 minutos de atividades físicas por dia, manter o peso adequado com sua altura, não abusar do consumo de álcool e não fumar.

 

Para finalizar os cuidados, agende, pelo menos uma vez por ano, o exame de toque retal, que permite uma avaliação das alterações da glândula, e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

Como não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata, todo cuidado é essencial para prevenir o desenvolvimento da doença. Faça sua parte. A sua saúde agradece.

 

O Suksteris - Núcleo de Medicina apoia o Novembro Azul.

Voltar