Desabilitar carregador

Notícias

As manchas que surgem na pele não são todas iguais. Para que você saiba um pouco mais sobre este assunto, vamos falar sobre alguns cuidados para manchas na pele.

O que são manchas na pele e como são classificadas

Manchas na pele são alterações formadas por anormalidades na pigmentação da pele e podem surgir por diversos motivos.

A melanina é uma substância produzida pelo corpo que tem a função de dar cor à pele e também de proteger contra a radiação solar. Essa coloração pode ficar desequilibrada ao longo da vida e gerar marcas mais claras ou escuras. Os motivos podem ser variados. Dentre os mais comuns estão a genética, alterações hormonais, hábitos de vida e, principalmente, exposição solar sem proteção.

As manchas são classificadas entre Hipercromia, que é o excesso de pigmentação e gera manchas mais escuras, e Hipocromia, que é a falta de pigmentação e gera manchas mais claras.

Os tipos de manchas

As manchas aparecem por motivos variados e cada uma possui características próprias. Conheça os tipos de manchas:

  • Melanose Solar: manchas desencadeadas pelo excesso de exposição solar;

  • Efélides (sardas): manchas de características genéticas;

  • Melasmas (ou cloasma): manchas que ocorrem principalmente na face em quem tem predisposição genética, pode ser desencadeada por hormônios (gravidez, uso de pílula anticoncepcional) e pela exposição solar; e

  • Hiperpigmentação Pós-inflamatória: manchas geradas após um processo inflamatório, como a acne.

Cuidados importantes para sua pele

Manter uma rotina de cuidados ajuda a evitar o aparecimento de manchas na pele.

Aplicar protetor solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol e utilizar chapéu e óculos escuros auxiliam muito na prevenção das manchas.

Limpar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, contribui para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos. Além de ser um passo essencial para manter a pele jovem e saudável, também facilita a ação de tratamentos cosméticos.

Como tratar as manchas

O tratamento depende muito do tipo de mancha que você possui. Por isso, é essencial realizar uma consulta com uma especialista. Assim, você vai receber orientações específicas sobre o tratamento ideal para o seu tipo de mancha e também indicações dos produtos mais indicados para o seu tipo de pele.

No Suksteris - Núcleo de Medicina, contamos com uma dermatologista super competente, que vai passar todas as informações e dicas necessárias para tratar as suas manchas! Para agendar sua consulta, é só clicar na imagem abaixo.

Voltar