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Dicas

Você sente dor no joelho? Tem receio de começar a sentir incômodo nessas articulações? Saiba como cuidar dessa parte fundamental do seu corpo com nossas dicas.

Conforme o corpo vai envelhecendo, os problemas de saúde vão aparecendo. E as dores nas articulações estão entre os mais comuns. Dentre essas dores, as que aparecem nos joelhos são bastante frequentes.

O que fazer para evitar a dor no joelho

O joelho é uma articulação complexa, que precisa ter flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo. Também por isso, essa é uma articulação que pode sofrer diversas patologias, como torções, contusões, traumas e desgastes, por exemplo. Essas lesões podem comprometer suas estruturas internas, como ligamentos, cartilagens, tendões, bursas e meniscos.

As 5 dicas para não sentir dor no joelho

Muitas pessoas têm dores frequentes nos joelhos, por isso, resolvemos listar algumas dicas que vão ajudar você a prevenir dores e lesões.

1 - Procure um especialista

Antes de começar a praticar exercícios, é sempre recomendado procurar um especialista. Exames físicos ajudam a descobrir características do seu corpo que o tornam predisposto a lesões, como pés planos, joelhos em “x” e pisada pronada são alguns exemplos.

Outro especialista que pode auxiliar na prevenção de lesões é o personal trainer. Adotar treinos sem a devida orientação pode facilitar as lesões.

2 - Pratique esportes

A prática de esportes ajudam na construção de uma musculatura mais forte nos quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) e também a controlar o peso.

3 - Fortaleça o joelho

Todo e qualquer impacto ou força de explosão passa pelos joelhos. Fortalecendo os músculos de seus joelhos, você ajuda o seu corpo a dissipar corretamente a energia cinética, o que evita a sobrecarga nas cartilagens, tendões e meniscos.

4 - Não exagere no treino

É muito importante saber respeitar os limites do seu corpo. As articulações dos joelhos trabalham muito perto dos seus limites fisiológicos, por isso, as dores após realizar um treino puxado podem ser sinal de lesão.

5 - Atenção aos calçados

Usar um tênis com bom amortecedor “ao toque do calcanhar” ajuda a tirar a pressão da articulação do joelho, pois contribui para a melhoria do equilíbrio.

O uso contínuo e exagerado de saltos altos também pede atenção, pois causam o encurtamento da musculatura da panturrilha ao mesmo tempo que enfraquece a musculatura anterior da perna.

Junto a todas as dicas acima, também é recomendado trabalhar as outras articulações do seu corpo, pois vai ajudar a dissipar melhor a força durante o esporte e evitar a sobrecarga nos joelhos.

Aqui no Suksteris - Núcleo de Medicina contamos com um especialista em joelho. Então, se você sente dores nos joelhos ou deseja iniciar a prática de esportes, agende uma consulta e comece a dar a atenção que seus joelhos merecem.

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